Tailândia: O vazamento subaquático

Perda de água anual detectada com inspeção de tubulação

Introdução

Thailand the underwater leak reference section - Tailândia: O vazamento subaquático

Pipers® são equipados com um sensor acústico de detecção de vazamentos. Enquanto se deslocam por uma tubulação, os Pipers® registram continuamente o ruído relativamente silencioso do fluxo, criando uma linha de base para a intensidade sonora medida. Quando uma tubulação está vazando, o jato de líquido que passa pela rachadura ou furo gera um som característico de chiado ou fluxo, que desvia do ruído da linha de base na região ao redor do vazamento. Por outro lado, se não houver alteração (ou apenas uma alteração gradual de longo prazo) na intensidade sonora média ao longo da tubulação, significa que nenhum vazamento foi detectado.

Descrição do projeto

A Provincial Waterworks Authority da Tailândia (PWA) tinha um problema sério: 30-40% da água bruta estava sendo perdida em todo o seu sistema de tubulação de fibra de vidro por ano. A PWA sabia que suas linhas deveriam estar vazando, mas os resultados de inspeções anteriores não conseguiram explicar perdas tão significativas.

A DTS Construction, uma empresa familiar de Bangkok, utilizou Pipers® através de uma válvula de ar para inspecionar a tubulação de fibra de vidro de 6,6 quilômetros que cruzava dois canais e uma estrada principal.

Thailand the underwater leak leak signature - Tailândia: O vazamento subaquático

A INGU analisou os dados e relatou as coordenadas de um único vazamento fluindo para um dos canais. Não havia sinais visíveis de vazamento na superfície, então as equipes tiveram que se aventurar na água e na vegetação ao redor para confirmar o vazamento pessoalmente.

Thailand The Underwater Leak - Tailândia: O vazamento subaquático

"No final, os Pipers® da INGU e a ciência de dados localizaram o vazamento dentro com dois metros de precisão", diz Tana Tananilgul, gerente geral da DTS Construction. "Usaremos Pipers® novamente. O cliente ficou satisfeito com os resultados. Localizar fisicamente o vazamento subaquático foi um desafio. Graças aos Pipers® da INGU, só tivemos que procurar em um intervalo de +/-10 metros em vez de em uma tubulação de 6 quilômetros, uma tarefa quase impossível”.

Especificações da tubulação

Comprimento
6,6 km
Diâmetro
1 metro
Material
Fibra de vidro
Conteúdo
Água bruta
Localização
Tailândia

Leituras adicionais

A DTS Construction fez uma descrição detalhada deste estudo de caso em tailândes e inglês: Estudo de caso PWA

Stay in the loop